Muito incomum por aqui, esse Volvo 164, segundo o anúncio, foi importado por um embaixador brasileiro que vivia em Estocolmo, em missão diplomática.
Lançado em 1968, e fabricado até 1975, o 164 era visto pela Volvo como um concorrente aos Mercedes 250 e Jaguar XJ-6; o seu motor de 6 cilindros era um derivativo do clássico B20 de 4 cilindros, denominado criativamente de B30. Não muito forte, mas inquebrável, fazia um bom par com a estrutura e as suspensões reforçadas, que sempre foram características dos Volvos, dada a precariedade das estradas Suecas durante o longo inverno.
Não necessariamente atrativa pelo visual, a carroceria traz alguns detalhes interessantes, e um belo e bem acabado interior. Pelo preço de 30 mil reais, é uma boa opção de algo diferente, que pode ser usado no dia-a-dia, e ainda fazer um rally de carros antigos no final de semana sem fazer feio.
Este eu nunca tinha visto no Brasil. Espetacular, que interior prático.